Como acabou o Estoril Film Festival, hoje vamos falar no que melhor se passou nele.
Antes de mais, este é um festival cujo objectivo é celebrar o cinema como a verdadeira sétima arte, pretendendo ser um ponto de encontro entre o público, realizadores e actores e um palco de discussão, reflexão e debate, mas acima de tudo um espaço para descobrir e redescobrir a arte cinematográfica.
O Festival começou com a visualização de vários filmes, alguns em competição como Tilva Rosh, e outros fora de competição como The American de George Clooney.
Mais tarde homenagearam se o Director Roman Polansky, Chris Marker, a actriz Marisa Paredes, o Director Koji Wakamatsu e Baltasar Garzón, devido a contribuição deles ao cinema.
Depois foi a vez de recordar os Directors Ruy Duarte de Carvalho e Werner Schroeter, através da visualização dos seus filmes, devido ao facto de eles terem falecido durante este último ano.
No entanto um dos pontos altos deste festival ocorreu no último dia com o desfile de roupas criadas pelo actor John Malkovich, que suprendeu toda a gente.
Com o fim do festival foi a vez da entrega de prémios, entre eles, o Prémio para Melhor Filme em Competição que foi para Tilva Rosh, a portuguesa Joana de Verona ganhou o Prémio Revelão enquanto John Malkovich, Marisa Paredez, Alberto Garcia-Alix, Baltasar Gárzon e Giya Kancheli receberam Prémios Especiais pelo seu trabalho no mundo do Cinema.
Com esta quarta edição, o Festival tornou-se numa referência incontornável no panorama dos festivais internacionais.
POR:Pedro Coutinho
Sem comentários:
Enviar um comentário